A Competição Charles-Rousseau, criada em 1985, é a maior competição francófona de Direito Internacional do mundo, promovida pela Réseau Francophonede Droit International (Rede Francófona de Direito Internacional). A cada ano, ela conta com mais de 150 participantes de mais de 15 nacionalidades vindos de instituições extremamente renomadas, como a Yale University (EUA), a UniversitéLaval (Canadá) e a Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne (França). Trata-se de uma competição que adquiriu grande sucesso entre estudantes, bem como no meio acadêmico, em razão de seu caráter pedagógico e de suas elevadas exigências científicas.
A Universidade Federal de Minas Gerais participa desta competição desde o ano de 2014. Em 2016, nossa instituição foi a primeira universidade não francófona a vencer a competição, obtendo o Prêmio Charles Rousseau, bem como o Prêmio da Sociedade Europeia de Direito Internacional, reservado aos finalistas (foto abaixo das competidoras da UFMG). Ademais, uma das integrantes da equipe, Letícia Andrade Lopes (à direita na foto), ganhou o prêmio de melhor oradora da rodada final.
Além disso, em 2018, a aluna Ana Carolina Muniz conquistou o prêmio de 4ª melhor oradora da competição, sendo a única não francófona a ganhar um prêmio.
Para mais informações sobre a competição, acesse o site oficial.
A Rede Francófona disponibiliza os memoriais das equipes da UFMG nas competições da Rousseau em suas edições de 2016 e de 2018.